Decon/CE investiga suspensão de serviço de internet móvel após o consumo de pacote de dados


O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor do Ceará (Decon/CE) instaurou esta semana um procedimento administrativo contra as operadoras Claro, Vivo, Oi e TIM para apurar denúncias referentes a ilegalidades na forma de cobrança de internet móvel.

A investigação surgiu a partir de denúncias formalizadas no site do Decon e na plataforma consumidor.gov.br. As empresas estariam interrompendo o fornecimento de internet, o que incentiva a consequente contratação de franquia adicional, sem que isso estivesse previsto nos contratos anteriormente firmados.

Essas mudanças foram anunciadas pelas operadoras em outubro de 2014 e ferem a Lei 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor – CDC). Segundo o órgão, alguns aspectos devem ser levados em consideração. O primeiro deles diz respeito à mudança do contrato, que se deu de forma unilateral. A prática é vedada pelo CDC, já que coloca o consumidor em posição desvantajosa.

Tribuna BandNews

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