Gasolina sobe 8,42% em fevereiro e causa inflação recorde no país


A gasolina foi a grande vilã da inflação brasileira no mês passado. De acordo com o IBGE, o preço do combustível subiu 8,42% em fevereiro e foi o item com maior influência na alta de 1,22% do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país. A taxa foi a mais alta para um mês de fevereiro nos últimos 12 anos e ficou acima das expectativas do mercado, que projetava inflação de 1,08%.

O resultado também foi quase o dobro do registrado em fevereiro do ano passado, quando ficou em 0,69%, e ainda permaneceu no mesmo ritmo da alta registrada em janeiro deste ano, 1,24%. Assim, no acumulado em doze meses, o aumento nos preços chegou a 7,70%, o maior em quase dez anos e acima do teto da meta do governo, que é 6,5%.

Em fevereiro, o litro da gasolina ficou acima de R$ 3 em todas as 13 regiões metropolitanas pesquisadas pelo IBGE. Segundo especialistas e representantes dos postos de gasolina, o aumento do combustível é explicado pela elevação do PIS/ Cofins, como parte do pacote de aumento de tributos do governo para elevar a arrecadação, pela volta da cobrança da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), pela recomposição de margem de lucro das empresas revendedoras e pela greve dos caminhoneiros, que prejudicou o abastecimento em diversas regiões do país, reduzindo os estoques.

(O Globo)

Postar um comentário

0 Comentários