Hospital Santa Casa de Misericórdia de Sobral realiza o centésimo transplante de córneas

O médico oftalmologista Dr Ribamar Fernandes e a Srª Rita Facundo, após transplante na SCMS.

Na última quinta-feira, dia 29, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) marca em sua história de quase 90 anos, um feito memorável. Nas suas dependências, sob o amálgama da caridade, foi realizado o centésimo transplante de córnea. Ratificando o hospital como um dos mais importantes do Nordeste brasileiro a Santa Casa comemora a marca dos primeiros 100 transplantes de córneas realizados com muita dedicação e empenho de todos. Um momento especial que deve ser compartilhado com todos que compõem as equipes envolvidas nesta estatística do bem, administradores e chefes de serviços, juntamente com a direção geral, hoje sob a responsabilidade do Padre Júnior Melo.
Equipe responsável pelo transplante de córnea na Santa Casa.

Muitas histórias e personagens diferentes se passaram durante este tempo. O centésimo transplante, entretanto, contemplou a Srª. Rita Facundo de Sousa, natural e residente no município de Frecheirinha, Ceará. Trata-se de uma paciente com grande histórico de sofrimento visual, pois possui glaucoma há vários anos e desenvolveu catarata, quando foi operada dos dois olhos. Devido às cirurgias, extremamente necessárias, e a fragilidade de suas córneas acabou perdendo a visão dos olhos por uma “ceratopatia bolhosa”. Como não havia o serviço em nossa região, e a fila ainda demorar aqui no estado, optou por procurar um serviço de oftalmologia em Brasília-DF; ocasião em que chegou a realizar transplante nos dois olhos. Porém com pouco tempo houve rejeição da córnea do olho esquerdo.

Escuridão e Esperança 
Foto: Arquivo Pessoal/Dr. Ribamar Fernandes.

Em Sobral, através da Santa Casa, veio a esperança para dona Rita Facundo, pois seria submetida a um novo transplante. Conforme o médico oftalmologista, Dr. Ribamar Fernandes, responsável pelos transplantes no hospital, a cirurgia transcorreu dentro da normalidade. “O que é preciso agora é ver como o organismo irá reagir com o implante desta nova córnea. Espero que tenha sucesso e que boa parte da visão do olho esquerdo seja recuperada”, explica o médico. Ele enfatizou, ainda, que naquele momento de felicidade da família, por ter uma pessoa recebendo uma córnea, outra família encontra-se enlutada pela perda de um parente. “Devemos passar todos nossos sentimentos de pesar para as famílias dos doadores, pois sabemos que não é fácil perder alguém que se ama. Ao mesmo tempo em que deixamos a certeza que este ato sublime de doação acaba, de alguma forma, levando algum conforto para elas”, ressalta Dr. Ribamar Fernandes. A doação que devolveu a luz dos olhos de dona Rita Facundo veio de um paciente de apenas 18 anos.
Dona Rita Facundo recebeu transplante de córnea na Santa Casa.

Depois da recuperação do pós-cirúrgico, e a devida avaliação médica, dona Rita Facundo fala sobre o novo momento da sua vida. "A sensação é que eu sei que vou melhorar, pois já estou sentindo essa melhora, pois antes a minha sensação é de que o meu olho esquerdo não existia. Agora, depois do transplante, já estou enxergando um pouco, acabou aquela escuridão. Estou saindo aqui da Santa Casa muito feliz, pois graças a Deus, a família do doador da córnea, e toda a equipe do Dr. Ribamar estou começando uma vida nova. E a minha mensagem é que os familiares das pessoas, que por uma tragédia, perdem a vida sejam generosos e façam a doação, pois vai deixar um órgão para salvar uma vida”, finaliza Rita Facundo.

Ato Nobre

A doação de órgãos costuma ser um tema de natureza delicada, que muitas vezes tem um apelo emocional, quando retratada em peças de publicidade. Isto acontece porque, em sua essência, trata-se do final de uma vida dando esperanças e a oportunidade à uma nova vida, geralmente a de um desconhecido. É um ato absolutamente solidário e nobre, carregado de emoção e humanismo, representado pela chance de alguém fazer o bem mesmo após a morte. 
Dr. Ribamar Fernandes e a Srª Rita Facundo, antes da cirurgia.

Sobre o momento do centésimo transplante na Santa Casa de Sobral, Dr, Ribamar Fernandes destaca a importância do crescimento do serviço. “A população de todo Ceará e não somente da cidade tem que saber o que estamos fazendo aqui na Santa Casa de Sobral. Não é fácil criar um serviço deste porte na Região Nordeste, mais ainda no sertão. Tudo isso é apenas o começo, pois com o funcionamento do Banco de Olhos aqui no hospital a tendência é aumentar as doações e por consequência a procura dos pacientes, até mesmo de outros estados, também crescerá e estaremos preparados para isso”, finaliza Dr. Ribamar Fernandes.

Veja a Evolução dos Transplantes de Córneas na 
Santa Casa de Misericórdia de Sobral

2011 - 07 transplantes
2012 - 26 transplantes
2013 - 31 transplantes
2014- 32 transplantes
2015 - 04 transplantes em janeiro de 2015

Fonte: encontrocomsaude

Postar um comentário

0 Comentários