VIADUTO DESABA DEIXANDO DIVERSAS VÍTIMAS


Parte de um viaduto sobre a Avenida Pedro I, no Bairro São João Batista, desabou na tarde desta quinta-feira. A estrutura caiu sobre quatro veículos, sendo dois caminhões, um ônibus e um carro. Pelo menos duas pessoas morreram e outras 15 ficaram feridas. As vítimas estão sendo encaminhadas para três hospitais da capital mineira.


Testemunhas informaram que o viaduto caiu quando os operários retiravam a escoras da estrutura. A tonelada de concretos atingiu dois caminhões, um carro e um ônibus. Uma das mortes, segundo o Corpo de Bombeiros, foi do motorista do coletivo. Os militares ainda não conseguiram chegar até as cabines dos veículos de carga e do automóvel. Esse último seria modelo Fiat Uno, placa GSZ-5394, de Lagoa Santa. Por isso, o número de vítimas pode aumentar. A Secretaria de Estado de Saúde confirmou duas mortes. Outras 15 pessoas já foram atendidas. Oito foram levadas para o Pronto-Socorro Risoleta Neves, em Venda Nova, duas no Hospital Odilon Behrens, cujo os estados de saúde são desconhecidos, e cinco foram socorridas em ambulâncias no local.

Um forte aparato foi montado para atender a ocorrência. Pelo menos oito viaturas dos bombeiros e além de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estão no local. Policiais militares também auxiliam nos trabalhos. Uma equipe da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) também foi acionada. Um helicóptero também é usado. O Viaduto Guararapes, que desabou sobre a avenida Pedro I, começou a ser construído há um ano.
Segundo a Sudecap, a estrutra faz parte do complexo de obras para o alargamento da avenida. O elevado seria inaugurado nos próximos dias e já estava em fase final de acabamento, com a retirada das escoras.O corretor de imóveis Rogério Júnio Alves, de 37 anos, flagrou o momento do acidente. “Foi um negócio assustador. Não estou acreditando. Parei no sinal próximo ao prédio do INSS e estava conversando com minha filha. De repente o viaduto caiu de uma vez”, conta assustado. Ele não soube dizer se a estrutura atingiu algum veículo. “Levantou uma poeira muito grande. Eu entrei a primeira direita e depois peguei a Rua Dois de Outubro. Estava assutado e com minha filha de 13 anos”, disse

Por meio das redes sociais, várias pessoas comentaram a tragédia. “Tem um busão embaixo dum viaduto que caiu em BH”, disse Tiago Cida. “viaduto cai e atinge veículos na Avenida Pedro I, em Belo Horizonte”, comenta Mateus Felipeh. “Viaduto que caiu era obra recente, feita para adequar ao BRT (Move), afirmou Lucas Morais. Outro viaduto foi interditado Ainda este ano, em fevereiro, a Avenida Dom Pedro I foi interditada após problema na estrutura de outro viaduto em construção, no processo de duplicação de via para a implantação do Move.
De acordo com a BHTrans, a estrutura da alça que estava sendo erguida na Rua Montese, no Bairro Santa Branca, cedeu cerca de 30 centímetros e para evitar risco para os motoristas, a via foi bloqueada no sentido bairro. Engenheiros da prefeitura e da empresa responsável pelas obras foram para o local avaliar a situação e constataram um deslocamento da estrutura durante o processo de concretagem. Ainda segundo a BHTrans, a via foi interditada porque aparentemente havia o risco de desabamento de parte da estrutura.
A Prefeitura de BH informou, por meio da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), que após a constatação do deslocamento lateral na estrutura em fevereiro deste ano, os serviços foram suspensos e as vias próximas foram interditadas. "A estrutura foi devidamente travada para não ocorrer nenhum deslocamento lateral adicional e está sendo monitorada constantemente pela equipe de plantão. O viaduto neste momento está estável e os desvios de trânsito necessários estão sendo preparados pela BHTRANS", informou a PBH por meio de nota ao em.com.br, no início do ano.


em.com.br

Postar um comentário

0 Comentários