Bizarro: doença terrível e rara ataca garoto de 5 anos!

A criança foi apelidada de “garoto lagarto” porque possui uma condição rara que faz com que ele tenha escamas na pele.

Zhasulan Korganbek, do Cazaquistão, sofre de uma grave ictiose, o que provoca as tais escamas acinzentadas. A condição afeta seu rosto, tórax e suas orelhas, e pode variar em termos de gravidade. É possível ver melhora dependendo do clima, geralmente ensolarado.

Apesar da mídia local rotulá-lo como “garoto lagarto”, a ictiose deriva da antiga palavra grega ichthys, que significa "peixe", devido à semelhança da pele morta e da descamação de escamas de peixe.

Zhasulan herdou a condição de sua mãe, Ulbibi, que é portadora do gene anormal. Apesar de uma matrizportadora não mostrar nenhuma evidência da doença, há um risco de 50% de ter sido passada para seus filhos.

Esse gene afeta a velocidade com que a pele se regenera, fazendo com que a produção de novas células seja feita muito rapidamente. Dessa forma, essa condição causa um acúmulo de pele, deixando-a áspera e escamosa.

Agora, graças a uma grande unidade de captação de recursos, Zhasulan conseguirá ir para Israel em busca de tratamento, que será possível ajudá-lo a levar uma vida normal. Doadores generosos, tocados por sua situação, contribuíram com mais de R$ 70 mil, que ajudará a financiar seu tratamento.

Enquanto ainda não há nenhuma maneira de evitar a ocorrência de ictiose. Uma clínica em Israel é pioneira em usar lasers, cremes e banhos de água salgada para diminuir os efeitos dessa condição.

Zhasulan já teve um mês de tratamento em um hospital em Almaty, capital do Cazaquistão, e algumas escamas mais duras e incrustadas foram removidas, mas ainda há muito a ser feito.

Via: DailyMail

Postar um comentário

0 Comentários